Home

intoxicacao2

(Dica retirada do Blog Amelias)

Quem aqui está livre de uma intoxicação alimentar hoje em dia? Com nossa vida corrida acabamos às vezes ingerindo alimentos que não foram armazenados ou higienizados adequadamente, aí o resultado pode ser diarréia, febre, indisposição, vômitos, enfim, todo mundo que passa por isso acaba se arrependendo amargamente de ter comido sem o devido cuidado.

Acredite, mas saiba que diarréia, hepatite A, diversos tipos de verminoses, e outras doenças são causadas basicamente pela falta de limpeza adequada. A falta de higiene ainda é a maior causa de intoxicação, cerca de 85% dos casos acontecem por descuido com os alimentos.

Legumes, verduras e frutas têm papel especial em nosso cardápio por serem importantes e indispensáveis à saúde. Mas eles podem se voltar contra você, caso os cuidados com a higienização não sejam tomados.

A intoxicação alimentar é uma doença infecciosa que acomete pessoas que tenham consumido alimento contaminado por parasitas (vermes) ou por bactérias, bolores e as toxinas produzidas por estes microorganismos. Os sintomas da intoxicação variam de dores de cabeça, cólicas, febre, náuseas, vômitos e diarréia e ocorrem, geralmente, até 12 horas após a ingestão do alimento contaminado.

Para a maioria das pessoas, a intoxicação alimentar é uma experiência desagradável, que dura um ou dois dias, porém pode ser perigosa para crianças pequenas, idosos ou pessoas com imunidade comprometida, como gestantes. Somente neste início de 2009, já foram noticiados vários casos de intoxicação ocorridos dentro de navios em cruzeiros na costa brasileira, inclusive com casos de óbito.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s