Home

mvll

O escritor peruano Mario Vargas Llosa é um dos indicados ao Man Booker 2009, que premia escritores cuja produção literária seja em inglês ou tenha sido traduzida para este idioma.

“A grandeza da literatura é que carece de fronteiras, e através de obras como ‘A Guerra do Fim do Mundo’ (1981), de Vargas Llosa, uma pessoa não precisa subir num avião para viajar até o norte do Brasil”, disse hoje a presidente do júri, a escritora americana Jane Smiley.

Em entrevista coletiva presidida pela diretora do concurso, Fiammetta Rocco, Smiley anunciou a lista dos 14 finalistas junto com os outros julgadores: o russo Andrey Kurkov e o indiano Amit Chaudhuri.

O Man Booker, que é realizado a cada dois anos e entrega um prêmio de US$ 85 mil, pela terceira vez vai distinguir um escritor cuja produção literária seja em inglês ou tenha sido traduzida para este idioma.

O escritor e acadêmico peruano Vargas Llosa é um dos inovadores do romance realista, e, ao longo de sua trajetória literária, foi jornalista e escreveu críticas de cinema e arte.

Entre os indicados à 3ª edição do Man Booker estão os britânicos James Kelman e Mahasweta Devi, os americanos Evan S. Connell, Edgar Lawrence Doctorow e Joyce Carol Oates, o italiano Antonio Tabucchi e o australiano Peter Carey.

Completam a lista o tcheco Arost Lustig, a canadense Alice Munro, o tobaguiano V.S. Naipaul, o queniano Ngugi Wa Thiong’O, a croata Dubravka Ugresic e a russa Ludmila Ulitskaya.

O ganhador do prêmio será anunciado em maio. Já a cerimônia de entrega acontecerá no Trinity College, em Dublin (Irlanda), no dia 25 de junho.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s